A Dor Nociceptiva

A dor é a causa da maior procura dos serviços de saúde. As pessoas toleram a dor de formas muito diferentes. Há indivíduos que não toleram a dor de um pequeno corte, outros conseguem aguentar quase sem queixas a dor provocada por um trauma maior. A capacidade de suportar a dor vária de acordo com o humor, a personalidade e as circunstâncias de cada indivíduo. Depende do seu estado biopsicossocial.

Em termos desportivos acontece a mesma coisa. Um determinado atleta que se lesione durante um jogo, pode não perceber-se da gravidade da lesão, devido ao entusiasmo da competição, mas sinta dor após a competição\jogo.

A maioria das dores é do tipo nociceptivo.

Elas resultam da estimulação dos recetores da dor quando ocorrem lesões no tecido (nociceptores), que estão localizados na pele ou nos órgãos internos. A lesão pode ser uma ferida, contusão, fratura óssea esmagamento, queimadura ou qualquer outro fator que lesione os tecidos.

Considera-se dor Nociceptiva aquela que resulta da ativação de nociceptores (fibras A-delta e C) através de estímulos dolorosos. Os nociceptores podem ser sensibilizados por estímulos químicos endógenos, como a serotonina, a substância P, a bradicinina, as prostaglandinas, e a histamina.

A dor nociceptiva pode ser somática ou visceral, local ou referida. Local, quando a dor é sentida no sítio onde ocorreu a lesão, pois vai ocorrer estimulação dos recetores cutâneos, que vão produzir dor localiza, aguda ou leve. Se ocorrer na pele, na fáscia, no tecido muscular, nas cápsulas articulares é dor somática ex.: dor ósseas, pós-operatórias, músculo-esqueléticas, artrose, etc. Se ocorrer nas vísceras ou tecido conjuntivo circundante é dor visceral local. Ex.: cancro de pâncreas, obstrução intestinal, metástase intraperitoneal, etc.

A dor visceral referida, é uma dor sentida num local diferente do local da lesão, sem relação com trajetos dos nervos periféricos. O input de um órgão entra na medula ao mesmo nível que o input de um membro.

A dor somática referida, é produzida pela estimulação de terminações nervosas livres de estruturas da coluna, tais como discos, articulações zigoapofisarias e sacros ilíacos. Não ocorre compromisso radicular.

Estes tipos de dor nociceptiva podem-se dividir em: dor mecânica, dor isquémica e dor inflamatória.

Padrão da dor mecânica:

• Dor normalmente bem localizada;
  • Dor tipo picada, facada ou pontada;
  • Geralmente relacionada com o movimento. Agrava ou alivia;
  • Quando é retirado o fator causador, tem tendência a desaparecer;
  • Não é constante.

Padrão da dor isquémica:

• Postura mantida por períodos prolongados de tempo;
  • Dor tipo moinha, sensação “peso”, cansaço;
  • Alivia com o movimento;
  • Agrava com o decorrer do dia;
  • Não responde á medicação;

Padrão da dor inflamatória:

• Formação de edema, decorrente da inflamação;
  • Dor, pela compressão direta nas terminações nervosas periféricas;
  • Dor generalizada tipo ardor, queimadura e latejante;
  • Pior de manhã;
  • Variações ao longo do dia, embora com caracter permanente na fase aguda;
  • Agrava com o movimento.

Para minimizar os aspetos colocados anteriormente, a fisioterapia tem um papel preponderante. A fisioterapia atua na prevenção de complicações, sejam estas da esfera osteomioarticular, respiratória, e por desuso, que causem danos físicos e funcionais ao paciente, por meio de condutas que favorecem a melhoria da qualidade de vida e a redução tanto dos custos pessoais quanto hospitalares. A utilização de recursos manuais, meios físicos, minimizam a perceção sintomática da dor.

Os métodos de terapia manual podem ser utilizados para complementar o alívio da dor, diminuindo a tensão muscular, melhorando a circulação tecidual e diminuindo a ansiedade do paciente.

Se tem dor procure-nos, para assim diminuir a sintomatologia e ganhar qualidade de vida.

Manuel Ferreira

Write a Comment