Blog

Beleza Saúde

O que é o Melasma

O que é o Melasma

O melasma é uma hiper-pigmentação que se caracteriza pelo aparecimento de manchas na pele.  Estas manchas são adquiridas, ou seja, não nascemos com elas e são uma consequência de uma agressão/dano sobre a pele. Explicando de uma forma mais simples, a mancha é composta por um pigmento de melanina produzida pelo melanócito. A melanina atua como um protetor da nossa pele, como se fosse um filtro solar, impedindo os raios solares de provocarem danos. Quando a pele é exposta a uma agressão de forma aguda ou crónica a esta irá responder com a libertação de melanina, como forma de proteção. Sendo uma célula inteligente, tem memória, logo sempre que estiver exposta a esta agressão irá responder da mesma forma, ou seja, produzindo e libertando melanina para as camadas mais superficiais da pele.

 Se a agressão for tão intensa que consiga romper a membrana basal entre a epiderme e a derme, este pigmento pode ser libertado para a derme, tornando mais difícil o seu tratamento.

O melasma pode-se apresentar de diferentes formas na face, ou seja, centro-facial, na zona malar, mandíbular, assim como pode ser epidérmico (superficial) , dérmico ( profundo) ou misto.

Existem várias ferramentas disponíveis para o seu tratamento e a fisioterapia dermato-funcional conta com esses recursos, através do conhecimento da sua fisiopatologia, consegue interferir em todas as fases da sua produção/excreção de forma não agressiva para não favorecer o seu reaparecimento. 

A sua correta avaliação permite perceber o prognóstico do tratamento implementado.  

É importante ter a noção de que se trata de uma patologia na qual se  consegue controlar a sua expressão, no entanto se a agressão estiver presente o melasma irá reaparecer, logo o controlo e os cuidados diários são a chave do sucesso a longo prazo.

Write a Comment