Blog

Desporto

Strength and Conditioning Coach | 5 Razões para teres o apoio de um Especialista -2ª parte

Strength and Conditioning Coach | 5 Razões para teres o apoio de um Especialista -2ª parte

O movimento funciona como uma impressão digital de cada ser humano. Nós transportamos na nossa “forma” de mover muitas das informações que nos foram sendo legadas pelos nossos antepassados (espécie e família).

Tema interessante, parece consensual entre a ciência que não basta que os nossos genes sejam superiores (nature), é preciso estimular de uma forma constante e paciente ao ponto de em muitas modalidades desportivas, este processo de desenvolvimento desportivo demorar mais de 10000 horas e muitos anos (nurture) na chamada prática deliberada.

2- O S&C entende a tua Individualidade

Este tema levanta uma das questões mais determinantes de um plano de treino. Ele tem que ter como ponto de partida o indivíduo. A visão holística passa pela determinação do envolvimento psico-cognitivo, social e do meio que o envolve, entre os quais, a própria tarefa de treino. Em suma, a procura do bem estar físico e mental daquela pessoa em particular.

Assim sendo, fazemos os testes que tentam fazer um quadro “preciso” do que serão, a montante, as informações que o indivíduo traz consigo.

Para além das óbvias premissas do histórico clínico, interessa saber qual a “idade de treino” (experiências vividas nas salas de exercício, métodos de treino vivenciados e exposição a estes)? Pois este pode determinar toda a abordagem subsequente a jusante.

Não fará sentido pedir a alguém que nunca esteve em situações de “stress” metabólico elevado, nomeadamente, de elevada exigência cardio respiratória ou neuromuscular que o faça num período inicial do treino (ex. sprintar repetidamente com descansos curtos).

Não é lógico, que alguém que “não sabe” correr, colocar como seu objectivo imediato/ prioritário e sem a preparação devida, bater o recorde do Usain Bolt.

Assim, só profissionais habilitados podem entender e desenvolver os “skills”, capacidades biofísicas e neuro musculares inerentes à consecução de estes e outros objectivos.

Nós fazemos parte dessa linha de profissionais que irão mais além para te tornar a melhor versão de ti mesmo.

Pedro Maio

Write a Comment