Blog

Uncategorized

O papel do Strength and Conditioning na Fisioterapia

O papel do Strength and Conditioning na Fisioterapia

Antes de abordarmos o papel do strength and conditioning na Fisioterapia, temos de abordar qual o papel da Fisioterapia.

A Fisioterapia permite identificar alterações/adaptações importantes que poderão estar na origem da sintomatologia, bem, como o que levou à origem das mesmas, como por exemplo, alterações do apoio podal ou do campo visual, o que permite um encaminhamento precoce para as devidas especialidades.

Com os fatores precipitantes corrigidos torna-se essencial corrigir as adaptações que daí advieram. Deste modo, a Fisioterapia assume o seu papel e com base numa nova avaliação trabalha em função de retornar o equilíbrio homeostático do indivíduo.

Apesar de tudo, o essencial do trabalho é permitir ao indivíduo desenvolver capacidades que o tornem independente do Fisioterapeuta, que o levem a responsabilizar-se também pelo seu tratamento e que permita perdurar os resultados e melhorias no tempo. Neste momento, torna-se essencial o papel do strenght and conditioning, que vai permitir desenvolver a componente muscular e funcional que possibilita a correção das adaptações indesejadas.

A literatura tem-se mostrado inequívoca no que concerne aos benefícios de planos de treino individualizados para melhoria de diversas condições de saúde. Quer estejamos a falar de patologias metabólicas (como diabetes e obesidade), condições cardiorrespiratórias ou neurológicas, até à área músculo-esquelética, todas beneficiam da realização de exercício físico.

A utilização do exercício como ferramenta de reabilitação é algo cada vez mais utilizado na prática clínica. Os seus objetivos são capacitar e maximizar as funções dos indivíduos que nos procuram, tornando-os mais resilientes e, dessa forma, menos suscetíveis a lesões.

Este papel, na Fisiorégio, é desempenhado pelos nossos professores e Fisioterapeutas que trabalham no MoveLab e que visam a adaptação do treino às características individuais de cada pessoa.

Cada pessoa é como uma impressão digital, tem as suas características únicas, que o diferem dos outros indivíduos.

O QUE É O STRENGHT AND CONDITIONING?

O trabalho desempenhado por estes profissionais visa definir e priorizar os aspectos a serem trabalhados, os exercícios mais apropriados, as cargas e os tempos que devem de ser respeitados durante a realização dos exercícios e vai permitir eliminar compensações indesejadas durante a execução dos mesmos.

O que distingue o exercício físico do strength & conditioning?

Em teoria não há distinção para aquilo que deve ser um plano de treino que seja ajustado ao cliente em questão. No entanto, na prática, existem determinados princípios que não costumam ser tidos em conta. A importância de ter um plano que seja progressivo, assume uma importância fundamental no que toca à evolução do cliente, sendo que é a única maneira de garantir que haja uma melhoria contínua.

O que é avaliado na área do strength & conditioning?

As qualidades físicas são o objeto de trabalho nesta área, estando, portanto, a falar das diversas formas de manifestação da força (força máxima, força resistente, potência, taxa de produção de força, etc…), capacidade dos sistemas energéticos (sistema anaeróbio lático e alático, sistema aeróbio, etc…) e ainda skills motoras como mudanças de direção, agilidade e técnica de corrida. 

Qual a relevância do strength & conditioning para a área da saúde?

A ciência tem vindo a demonstrar que quando se está perante uma condição de saúde, existem várias qualidades físicas que se vão deteriorando, por exemplo: durante o processo de envelhecimento, sabe-se que o a taxa de produção de força é a primeira qualidade física a ser perdida. Deste modo, torna-se crucial que haja um acompanhamento por parte de um profissional habilitado, e que seja desenhado um plano para que devolver as capacidades físicas aos clientes. 

O treino é a única ferramenta validada que permite alterar a fisiologia humana, e só alterando a fisiologia é que vamos realmente melhorar a sua saúde.

Bernardo Martins

Write a Comment